arlindoautomoveiscg@gmail.com

ampliar

A Pirelli foi escolhida pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA), órgão máximo do automobilismo mundial, como a fornecedora exclusiva de pneus do Campeonato Mundial de Rali no período de 2021 a 2024. Em particular, a Pirelli irá equipar todos os carros de tração nas quatro rodas que competem na modalidade, desde o WRC, que luta pelo título geral, até a especificação R5 da classe WRC2, que também é a categoria mais proeminente em campeonatos nacionais e regionais em todo o mundo.
 
Na Fórmula 1 e no WRC

O mais recente compromisso da Pirelli no topo do Rali fica posicionado de forma similar ao acordo exclusivo que a empresa italiana tem desfrutado com a Fórmula 1 desde 2011: a categoria de monoposto mais importante do mundo. Estas campanhas de sucesso confirmam a liderança da Pirelli no automobilismo mundial, graças à experiência adquirida ao longo de mais de 110 anos de automobilismo.

Giovanni Tronchetti Provera, vice-presidente sênior de prestígio e motorsport da Pirelli, disse: "A tecnologia e a paixão são dois elementos-chave que a Pirelli traz para o esporte e estes nos permitiram garantir o fornecimento único de pneus para o Campeonato Mundial de Rali. Temos apoiado jovens pilotos na categoria Júnior por muitos anos e, agora, estamos voltando para a principal também". O compromisso da Pirelli em apoiar as carreiras dos jovens pilotos vai continuar. Juntamente com o fornecimento contínuo para o WRC Júnior, a Pirelli continuará no Campeonato Europeu de Rali na Júnior ERC3.

Mario Isola, gerente mundial de motorsport da Pirelli, disse: "Nosso retorno ao nível mais alto do Rali é algo que estávamos considerando por um tempo e é particularmente apropriado que esta nomeação da FIA venha no ano em que Ott Tänak, um graduado do programa Pirelli Star Driver, foi coroado campeão mundial. Fornecer o WRC ao lado da F1 nos permitirá melhorar ainda mais nossos produtos, colocando-os contra algumas das condições mais variadas e exigentes vistas no automobilismo".
 
Pirelli no Rali

A Pirelli está presente no Rali desde 1973, ganhando 25 títulos mundiais e 181 eventos do WRC. Mais recentemente, a Pirelli foi fornecedora exclusiva do campeonato entre 2008 a 2010 e, desde 2018, fornece pneus para pilotos na categoria WRC2. O Rali sempre foi um laboratório perfeito ao ar livre para os engenheiros da Pirelli testarem novas tecnologias que eventualmente são destinadas ao uso nas ruas, graças às condições extremas que caracterizam o esporte.

A gama do pneu

A Pirelli vai fornecer o WRC com pneus que já foram vistos com sucesso em diferentes campeonatos de rali em todo o mundo. O P Zero RA é para asfalto, com diferentes compostos disponíveis para se adequar ao terreno e às condições meteorológicas. O Sottozero Snow, para neve, com ou sem pregos, é usado para esta circunstância. O Sottozero Ice J1 foi projetado especificamente para o Rali da Suécia e o reforçado Scorpion K, para cascalho, é capaz de lidar com uma grande variedade de condições deste tipo de superfície.